domingo, 10 de abril de 2016

Análise , Reflexão e Vitória

MADUMUSIC SCHOOL .
Rua Zeferino Boa Vista 113 - Bom Fim .
Guaibinha City Hills .
Fone : 051 981641690
E-mail : madumusic@yahoo.com
http://www.facebook.com/mario.dutra.58


   Desde  que  iniciei  minha  carreira ,  minha  vida  profissional sempre  foi  cercada por  pólos  positivos  e  negativos . Sempre  esses  dois  elementos  estiveram  presentes  em todas  as  situações , as  vezes  um  mais  forte  que  o outro , mas  o negativo  nunca  teve força  suficiente de  impedir  a  minha  vitória . Eu sempre venço  no  final .
    Sou músico auto didata , ou  seja , todo  conhecimento musical  e  técnico  , veio  pelo  meu interesse  próprio em estudar e  as  experiências  vividas por  um caminho trilhado  pelo  mundo . No  que diz  respeito  a isso , onde  a minha música  consegue  me levar , a música  que eu consigo  produzir com minhas  próprias  mãos . Todos tem uma  história própria  , e eu tenho  a  minha história , trilhada e construída por  minhas  pernas e  capacidade . Tem  muita  gente no que  diz  respeito  aos  tais pólos , que não  aceita a  qualidade  da  minha  história , que  é  rica de  conhecimento  e  cultura , mas fazer o que  : essa é a minha história .  
    Conheço  muito bem o mundo da música , desde  o  lance  de  tocar em  bares , clubes , hotéis , teatros e em outros países também . Conheço  muita  gente  também , mas isso  tudo não  quer  dizer  nada  no momento que você  determina  objetivos e  metas próprias . Ninguém ajuda  ninguém , claro que  existe exceções , mas via  de  regra  é a  realidade , e  pela experiência  que  tenho , o talento propriamente  dito  é secundário . Neste  contexto  entra  mídia  e  dinheiro . 
    Eu comecei tocando na  noite do Rio de  Janeiro no Chiko´s Bar , na Lagoa Rodrigo de  Freitas , literalmente , foi uma  verdadeira escola  na  minha  formação  musical auto didata . Vi , vivi , ouvi e convivi com profissionais  de  altíssima qualidade . E  neste  primeiro contato com esse  mundo, estava na minha frente a constatação que  o talento  , simplesmente : não dizia  nada .   Nesta  fase , fui convidado pra trabalhar no Vinicius Piano Bar em Ipanema , era o  point daquela época . Eu  abria  os  shows  de gente  famosa  que ia tocar lá . E é , justamente ai , neste momento que passei a  conviver com essa energia , que nunca teve e nunca terá força suficiente pra atrapalhar a minha vitória .

    Muita gente me pergunta como eu fui parar no Japão . 


    A resposta  vem da energia de um desses  dois pólos , ou seja , a pessoa fez de tudo pra colocar a outra pra baixo , deixá-la em segundo plano , pôr-se no seu insignificante lugar e , mesmo com tudo isso , com toda essa  energia e vontade  vindo dessa pessoa ,  deu algo bem ao contrário . Esse  cara não sabe  disso  até hoje , somente  pessoas  muito chegadas  sabem dessa  história . 
    O  cara , digamos o protagonista , foi Carlos Lyra . Ele  foi fazer  uma  temporada no Vinicius Piano Bar , fazendo voz  e  violão . Como eu disse , eu fazia  as  aberturas fazendo voz e violão . Quando esse  cara me viu tocando , ele exigiu da  casa , que me  colocasse  depois dele  e  não  antes . O motivo eu prefiro nem comentar . 
    Ai  numa  dessas noites , vai um empresário japonês pra contratar o cara  e  chega atrasado . Adivinhem quem  ele  viu  tocando ? Tudo se  encaixou  certinho naquela noite . Quatro  meses  depois  eu estava em Sapporo , na ilha  de Hokkaido , norte do Japão , onde  fiquei  por  três  meses fazendo ótimos  e  excelentes trabalhos .  
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    É da minha natureza  ser uma pessoa metódica , penso nos menores e mínimos detalhes , planejamento , testes , enfim tudo que  cai ou vai sair  nas  minhas  mãos  tem que sair bonito , tem que ficar  melhor . 

SPEED BOSSA BRASIL 4
 
    O planejamento e execução do Projeto Speed Bossa Brasil , foi elaborado minuciosamente , justamente prevendo possíveis  ( e  sempre  aparece ) pedrinhas  pelo  caminho . Vou  descrevê-las  e enumerá-las , uma  vez  que  , sempre  vejo obstáculos  e  barreiras  como  forma  de  crescimento pessoal e  espiritual , e , também contribuir  com a minha  experiência pessoal  para o projeto de outra  pessoa .  
   Eu tenho que produzir toda história , passo por  passo , e esses  dois  pólos  estão ali , tem um então que só quer  ti  colocar  naquele  lugarzinho . Mas comigo ele não se  cria .



     - Os músicos  certos  pro Projeto - Como eu encontrei-os .
    


       Numa noite fria , eu fui até a beira , para ser mais preciso , no PUB do Mr. ELOY ( não  mais  existe ) pra tomar um suco de laranja e quando eu cheguei lá , ele já estava  fechando . Mesmo assim preparou o suco e eu fui degustá-lo andando pela beira do Guaíba . Eu gosto de andar por ali , pois tenho a sensação de estar no Rio de Janeiro olhando pra Niterói . No momento que estou andando , escuto alguém tocando músicas do João Bosco , e , diga-se  extremamente  bem . Fui procurar o som . Havia alguém tocando no Bar do Ricardo . Estava tão bom , que eu entrei , mesmo estando sozinho e  sentei-me ao lado do músico . E  fiz  alguns  pedidos , como por exemplo , algumas músicas do Djavan .
    O cara fazia todas , simplesmente brincando com as  harmonias . Fiquei até o final e aplaudi esse  cara . Aplaudi com carinho , respeito e apreço . Trocamos cartões , pois eu gostaria  de vê-lo novamente . No dia seguinte , ao olhar  o cartão dele com mais  atenção , fui ver o endereço que  havia no facebook . Ai vem a  minha  grande  surpresa . E bota  surpresa nisso . Essa cara me ensinou , me  deu  várias  dicas  de  violão quando eu era adolescente e pra fechar essa  história com chave de ouro , era o guitarrista da  Banda Mistura Certa . Liguei  pra  ele na  mesma hora  que  constatei isso . Dei  os  detalhes sobre a linha do tempo  , como nome da  rua , o bairro , o prédio , e ele simplesmente  ficou mudo do outro lado da  linha .  E foi desta  forma  que eu encontrei os músicos certos e  bons ,  pra fazer  a gravação do Projeto Speed Bossa Brasil 4 .
    Nesta  fase  do Projeto Speed Bossa Brasil , ocorreu o primeiro problema , pós  uma  reunião  com os músicos da banda Mistura Certa , que foram os  seguintes : Baixo - Mr. Nanico , sax - Mr. Bozó , guitarra base - Mr. Erico Santos  e batera - Mr. Rango . Esteve também presente nesta  reunião o líder  da  banda Linha de Frente , refiro-me aqui ao Mr. Louis . Estabeleci caches diferenciados , pois apenas  iria precisar de cavaco , surdo e pandeiro , como suporte deles . Na  reunião o líder  concordou e após duas  semanas  , eu fico sabendo através  de uma terceira pessoa que eles não iriam participar  do meu projeto . Faço  questão de  deixar  claro aqui , que eu propus a participação da  Banda  Linha  de  Frente  , como  apoio  logístico , e aqui , agora  do fundo do meu coração  , por  ter , literalmente um sonho , que  era gravar  uma música com o líder  da banda .  Até hoje , eu não sei claramente qual foi o motivo disso , pois isso me tocou  profundamente  , e ao mesmo tempo  eu não quis  alimentar  esse assunto .        

     - Ensaios e planejamentos .   
   
    Depois  que  fechei com a  banda Mistura Certa , o baixista , ou seja , o Mr. Nanico , que  acabou ficando meu amigo , me ofereceu a garagem da casa dele pra banda ensaiar as músicas do projeto . Sou eternamente agradecido a esse baita cara , como pessoa e como músico .

 http://mondonguinho.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-08:00&max-results=1

     - Equipe pra gravação dos vídeos .
    
   Contratei um excelente profissional para essa etapa do Projeto Speed Bossa Brasil  4 , por R $ 8.000,00 , divididos em 4 parcelas de R $ 2.000,00 , ok . Combinamos gravação e edição dos vídeos . Dei a primeira parcela no dia  da gravação . Passou um mês e eu comecei a cobrar resultados e até para pagar a segunda parcela conforme havíamos combinado .  Por uma questão de ética profissional  e respeito não citarei nomes , ok . Neste período , eu estava com tudo organizado para as minhas férias  no Rio de Janeiro . Tive que mudar meus planos neste sentido e fazer uma visita pessoal ao escritório da empresa da pessoa . Quando chego lá , o profissional senta comigo na frente de um computador  e começa a edição de vídeo . Vejam o completo descaso . Não paguei a segunda parcela e solicitei os arquivos . É obvio , que depois disso , a nossa  atmosfera profissional não é mais a mesma . Ou  seja : durante um mês inteiro , todo material ficou parado lá sem , nem um deles , fazer absolutamente NADA .

     - Gravação e Edição dos vídeos .
   
    Contrato novamente um profissional pra fazer as  edições dos vídeos e deixo para ele um protótipo , ou seja , a forma que os videos deverão ser editados . Não lembro o nome desse sujeito , que acabou me perturbando . O cara me edita um
vídeo e eu digo pra ele que deve ter tais e tais coisas e ele me diz que não faz do meu jeito . Dou o primeiro sinal de grana pra ele  e ele diz que não faz do meu jeito e quer mais dinheiro . Ai pega o meu dinheiro que dei de sinal e envia para uma ONG de animais daqui de Guaíba e manda o recibo em meu nome . Dispensa qualquer comentário esse sujeito .

     - Espaço pra gravação do vídeo . 
     
     Em função dessa  relação que começou com Banda Mistura Certa , surgiu a possibilidade  de  gravar  o vídeo no lugar  onde  eles  tocavam semanalmente . Eu toquei lá uma noite .  Antes disso , como eu queria  fazer  um vídeo com cenário bom , e como eu trabalhava no SESI , tentei alocar  o Teatro do SESI  , através da FIERGS , o espaço pra  fazermos  a  gravação . Ficou inviável para os meus custos operacionais , pois me cobraram nada mais e nada menos que R $ 16.000.00 . E se eu não trabalhasse lá seriam R $ 18.000, 00 , ok ! Eu ainda  tentei  argumentar que eu  não queria comprar o teatro , que  seria apenas uma tarde de domingo pra fazer a gravação . Tive que  colocar  um plano B em  ação .  


 Sagrado Boteco , esse baita cara  : Ângelo Piva , outro  cara  que  sou tremendamente  agradecido , pois não me cobrou  nada  . E eu  sempre , quando  esta ao meu alcance , como forma de  agradecimento eterno , dou o melhor  de mim pra  esse baita  cara .
    Divulgo esse  espaço que ele tem , sempre procurando levantar a bandeira da MPB e  da música  de  qualidade  no nosso país . 


     - Profissionalismo e Responsabilidade .
    

    Numa das faixas  do Projeto Speed Bossa 4 , que eu chamei de Pão com Banha , que de Pão com Banha não tem nada  , percebi que durante as  gravações que um dos técnicos do estúdio estava gostando , convidei-o pra fazer um solo de guitarra , mas , deixei claro que ele deveria participar da gravação do vídeo , ok !  Agora vejam , só : depois de um planejamento de alocação de espaço , material , músicos , equipe técnica pra gravação , preparação de comida pra todos , vocês sabem o que esse cara me fala ?  Que não pode ir , pois tem um chá de fraldas de sei lá não sei quem . Dizer o que sobre um cara desse quilate !



     - Divulgação e Mercado .
    

   Hoje eu e outro músicos como eu , que produzem seus próprios trabalhos , tem mais facilidade  na divulgação pela NET . A mídia televisa é cruel . Não vou nem citar o que somos obrigados a conviver no dia a dia , em festas que somos convidados  , sobre a qualidade , não posso dizer musical , pelo barulho que somos obrigados a ouvir . Mas eu sou guerreiro e não desisto da minha ideologia  e dos meus sonhos . 

 http://mondonguinho.blogspot.com.br/2014/11/a-presenca-da-viola-de-12-na-harmonia.html?spref=fb     

     - Propriedade Intelectual .   
    
    Agora , depois de tudo isso . eu quero fazer umas inclusões , uma nova mixagem , e o cara do estúdio simplesmente deleta tudo . A coisa foi parar na  justiça . Falta de respeito , desdem e outras coisas , que não preciso  citar aqui . 

Todos que me conhecem sabem do meu cuidado , e planejamento em executar as minhas idéias . No dia 14 de fevereiro de 2014 , após exaustos ensaios com a Banda Mistura Certa , iniciamos a gravação do Projeto Speed Bossa Brasil 4 . Foram meses de gravação até chegarmos no resultado esperado . Foram gerados arquivos matriz no Studio Brother's . Esses arquivos foram deletados . Após exaustivas tentativas de buscar uma solução técnica , tive que tomar essas medidas , que abaixo ilustro-as , no sentido de pedir respeito pelo trabalho de várias pessoas que estiveram e estão envolvidas neste projeto .

  Click no link ao lado .   http://mondonguinho.blogspot.com.br/2016_03_01_archive.html


     - Perdas e reparos .
    
  Em dezembro , eu comprei um computador com mais capacidade  de memória pra trabalhar na  edição dos  vídeos . Fui visitar um amigo em Uruguaiana , e como eu ia pra lá , pra ficar uma semana , resolvi  levar todo equipamento , ou seja : computador NOVO , HD com os vídeos do projeto e mais uma maquina fotográfica DIGITAL  . Pois bem , num descuido meu ,  eu esqueci tudo isso que estava na minha mochila ,  no momento em  que  fui estacionar meu carro e retirar algumas coisas de dentro  .  Esqueci numa calçada , esqueci tudo , TUDO MESMO . Havia perdido tudo , ou seja , todos os registros visuais do meu projeto . Engoli em seco e disse pra mim : acabou , esquece e deu . 
     Comprei outro computador e passei uma borracha  em tudo isso .
    Agora vem a  coisa  forte , principalmente nos  dias  de hoje : quem achou tudo isso que  descrevi , entrou em contato comigo e devolveu TUDO . TUDO MESMO .  Agora eu pergunto . Paro ou continuo ?
    Esses pólos que  falei no inicio , fazem parte da vida  de  qualquer pessoa , só que a Energia Positiva do Universo conspira ao nosso favor , quando  produzimos coisas boas .  

    A primeira pessoa que tem que respeitar o trabalho do Mario Dutra é o Mario Dutra . A valorização começa dentro do próprio ser .





http://mondonguinho.blogspot.com.br/2014/11/a-presenca-da-viola-de-12-na-harmonia.html?spref=fb


Um comentário:

  1. A primeira pessoa que tem que respeitar o trabalho do Mario Dutra é o Mario Dutra . A valorização começa dentro do próprio ser .

    ResponderExcluir